Site Siscomex avança nos recursos de pesquisa

Secex prorroga atos concessórios

O site Siscomex agora conta com recurso de pesquisa avançada que permite aos usuários localizarem com mais rapidez as informações necessárias para a realização das suas operações de exportação e importação e também se atualizarem com relação aos trâmites de comércio exterior, especialmente no que diz respeito ao Portal Único de Comércio Exterior.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em conjunto com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), implementou no dia 6 de maio o recurso de busca com opção de escolha entre “Notícias Destaques”, “Páginas”, “Notícias Siscomex Exportação”, “Notícias Siscomex Importação” e “Notícias Siscomex Sistemas”.

Em todas as páginas do site o usuário tem à sua disposição o campo para realizar a “busca” e, até então, o sistema realizava a busca em todo o site, o que poderia dificultar encontrar o conteúdo exato. A partir de agora, o usuário poderá refinar a sua busca com as opções disponíveis, mas poderá continuar realizando a busca em todo o site se mantiver todas marcadas ou se simplesmente clicar direto na “lupa”.

Para realizar a pesquisa avançada, basta clicar na “seta” antes da “lupa”. O sistema listará as opções encontradas conforme imagem abaixo:

Por padrão, o sistema de busca já vem preenchido com todas as opções marcadas, mas o usuário poderá escolher entre as opções disponíveis para refinar a pesquisa, podendo selecionar, uma ou mais de uma. Para selecionar um dos conteúdos apresentados, basta recolher a “seta”, clicando novamente nela ou clicar na “lupa”.

O novo recurso também grifa a palavra utilizada na busca se estiver no título, no subtítulo ou no texto nos primeiros 500 caracteres, facilitando a melhor identificação do conteúdo que se está procurando.

A DTI e a Secex acreditam que o novo recurso ajudará os usuários e toda a comunidade do comércio exterior a obter as informações de forma mais rápida e precisa.

Fonte: Portal Siscomex.