Terceirização no comércio exterior - Saiba porque é a melhor opção!

Terceirização no comércio exterior

A terceirização é uma prática cada vez mais comum no comércio exterior. Terceirizar é o fato de transferir a uma empresa de confiança, a execução da parcela do trabalho executado pela sua empresa. Ao adotar a terceirização no comércio exterior, todos os esforços da sua empresa podem ser concentrados naquilo que é mais importante, mantendo o foco na atividade principal de sua empresa, garantindo a tranquilidade e segurança para operar internacionalmente, trazendo diversos benefícios e vantagens para os seus processos.

A Tradeways ACE possui o serviço de terceirização no comércio exterior.  Enquanto sua empresa foca em sua atividade principal, nós cuidaremos da gestão logística, operacional e administrativa de seus processos de importação e exportação. Conheça as diversas vantagens da sua empresa ao obter a terceirização para seus negócios.

 

Como a Tradeways ACE executa esse serviço?

A Tradeways ACE executa este tipo de serviço as empresas que queiram terceirizar seu departamento de comex e , assim se concentrarem no seu “business core”– o ponto forte e estratégico da empresa -, terceirizando áreas e atividades  relacionadas a execução de um processo de importação e exportação a partir de uma compra ou venda internacional, como por exemplo:

 

  • Proporcionar a melhor logística para seus embarques, direcionada aos modais aéreos, marítimos e terrestres em  conformidade com suas negociações de vendas ou compras; abrangendo desde na elaboração e certificação documental, averbação de seguros classificação fiscal, negociação de fretes nacionais e internacionais, armazenagem, desembaraço aduaneiro, envio de relatórios diários (E-tracking)  dos embarques, além de todo acompanhamento e rastreamento.

 

  • Coordenação junto às áreas da empresa: Controladoria, planejamento de vendas, produção, faturamento e expedição, com  reportagens diárias de todas etapas e respectivos eventos, desde as reservas (Booking), previsão de carregamento, embarques, coordenação documental e inclusive remessa de documentos para importadores, operadores  cambiais da rede bancária, conforme decisões prévias e instruções dos clientes.

 

  • A Tradeways ACE, sugere e oferece, a critério do cliente,  a realização de um diagnóstico completo dos processos de comércio exterior da empresa, analisando a performance em todas as etapas detectando pontos críticos que impeçam maior agilidade sugerindo soluções alinhadas às melhores práticas de mercado com foco em redução de custos. Nossa equipe de profissionais com ampla experiência na área e com mais de 25 anos de dedicação ao comércio exterior, consubstanciadas pela gestão da política da Qualidade ISO 9001: 2015, está capacitada e preparada para oferecer soluções,com reflexos positivos no  aumento da produtividade e por via de consequência na redução de custos.

 

  • Após o fechamento dos processos, há o envio de relatórios de performance, KPI ‘s por embarque operacional, logístico e financeiro.

 

  • A Tradeways ACE, norteia suas atividades no cumprimento dos compromissos assumidos com o cliente, firmados na confidencialidade das informações e nas práticas do compliance.

 

 

  • A Tradeways ACE também flexibiliza , a critério da empresa, a integração de sistemas de comex na gestão de tecnologia (T.I) ,reduzindo o tempo de processamento , sem duplicidade de digitação das informações básicas, porém importantes e relevantes.

 

 

Quais são as vantagens para o comércio exterior e sua empresa?

As principais vantagens são a economia de custos operacionais e administrativos, inclusive de encargos sociais, pois concedendo a Tradeways ACE, o papel de gestor de seus processos administrativos e logísticos, que em face da sua experiência vivenciada em muitos anos, contribuirá para o excelente desempenho internacional, possibilitando a  empresa melhor aproveitamento do tempo para dedicar-se ao planejamento e expansão estratégica de suas atividades comerciais.

 

Flexibilidade:

Além disso, outra vantagem da terceirização no comércio exterior, além  de ter uma maior flexibilidade é a especialização do serviço para sua empresa. Com isso passa-se a ter maior eficácia, assegurando excelência e qualidade das operações, na produtividade nas principais áreas de atuação, otimização de seu tempo e, principalmente, redução nos custos gerais da sua organização.

 

Otimização do tempo:

A terceirização no comércio exterior de um determinado serviço proporciona a otimização do tempo para a sua empresa. Com a divisão do trabalho realizada com maior facilidade, agilidade com  qualidade, o tempo é aperfeiçoado. Os processos mais complexos que demandam mais tempo passam a ser de responsabilidade dos terceirizados. Além da redução de custos operacionais com a equalização  do tempo consumido durante a fase de execução dos processos, principalmente aqueles que envolvem transferência das mercadorias. As multas por descumprimento das normas ou pelo descuido com os recolhimentos  dos tributos, que variam conforme a transação, também são evitadas, permitindo que a empresa alivie a força interna de trabalho, concentrando apenas em atividades mais relevantes para o mercado estratégico em que atua.

 

Segurança no cumprimento de prazos:

O monitoramento de todas as fases da cadeia logística no momento em que elas estão ocorrendo, traz também segurança para cumprimento dos prazos acordados na transação. O aperfeiçoamento do processo realizado pela integração do sistema diminui o impacto de ações imprevistas, possibilitando à empresa reagir de forma mais ágil em caso de problemas.

 

Atuação de equipe especializada em comércio exterior:  

Ao terceirizar a execução dos processos de importação e exportação, a empresa fica livre da obrigação de contratar uma equipe especializada em atividades de comércio exterior. Essa medida reduz o custo com  mão de obra, rotatividade “turnover”  e permite que a empresa invista em força de trabalho para as áreas que promovem expansão de seu produto no mercado.

 

Sua empresa se desenvolve cada vez mais:

Reunindo todos esses benefícios, como a otimização do tempo, agilidade, melhora na qualidade do serviço, lucratividade e  praticidade, entre outros. A empresa que investe no serviço terceirizado com a Tradeways ACE, tende a crescer, desenvolvendo-se , garantindo  aos seus clientes internos e externos, assertividade, segurança e maior tranquilidade nas entregas.

 

E quais os serviços que podem ser terceirizados?

A partir da concretização da negociação comercial pelo cliente e, com atenção a   negociação concluída com base nos INCOTERMS e aos prazos de entregas, a Tradeways ACE executará todos os trâmites necessários para a boa execução e o cumprimento dos compromissos assumidos pela empresa, consistindo em: Análise da operação, classificação fiscal, elaboração e registro documental aduaneiro (Du-e, DUIMP) Fatura (Invoice), romaneio de embarque (Packing List), certificado de origem e de seguros, logística aduaneira integrada como contratação de transportes nacionais e internacionais, armazenagem, desembaraço aduaneiro, coordenação em conjunto com as áreas afins da empresa para viabilização e harmonização em  toda rotina operacional, administrativa e logística : Câmbio, faturamento, expedição/recebimento, transportes e etc.

A contratação deve ser considerada pelos gestores na hora de promover uma reestruturação, revitalização ou iniciar a  atuação externa de uma empresa, considerando a terceirização no comércio exterior numa excelente alternativa para seus negócios.

A Tradeways ACE possui 25 anos de experiência, pautada na política de qualidade (SGQ)  consolidada com a certificação da Norma ISO 9001, conta com  profissionais capacitados,  experientes na área. Como pode-se notar  são diversas as vantagens de se contratar uma assessoria aduaneira capaz de reduzir custos, agilizar e simplificar processos,eliminar riscos, tudo de forma prática e segura.