Risco sacado - Saiba o que é e conheça suas vantagens

risco sacado

O risco sacado ou Forfaiting é uma operação do comércio exterior em que o exportador concede prazos e condições de financiamento a seus compradores internacionais. Dessa forma, o exportador pode vender suas mercadorias a prazo e receber à vista. 

Essa modalidade é uma antecipação por parte dos fornecedores, onde o banco antecipa o valor para o fornecedor na data de solicitação e recebe posteriormente do cliente na data de vencimento pré-determinada. 

E como funciona o processo de risco sacado?

Vamos dar um exemplo de um fornecedor que fez uma determinada compra para um cliente, com prazo de vencimento de 30 dias e envia para ele, a nota fiscal com o boleto para pagamento.

O cliente envia para o banco, o agendamento desse boleto através do EDI (Electronic Data Interchange) bancário.

O banco irá localizar os títulos a pagar que poderão ser antecipados e disponibilizar através do seu sistema interno de Risco Sacado.

O fornecedor entra em contato com o banco e acessa o sistema EDI bancário e solicita a antecipação do pagamento. 

O banco irá cobrar uma taxa de desconto sobre o valor do título e pagar no mesmo dia o valor restante na conta do seu fornecedor. 

O cliente só terá o valor debitado na sua conta na data de vencimento pré-determinada. 

O cliente não tem prejuízo na operação de risco sacado. Na data de vencimento do boleto (30 dias depois) o valor é debitado em sua conta e permanece em poder do banco.

Os títulos que ficam disponíveis no sistema de risco sacado e são passíveis de antecipação  são aqueles que com datas de vencimento igual ou superior a 7 dias. Mesmo se o fornecedor não solicitar a antecipação quando o cliente realizar o agendamento, o título sairá automaticamente do sistema risco sacado quando faltarem sete dias para o vencimento. 

Principais vantagens do risco sacado: 

Existem diversas vantagens na operação de risco sacado, entre elas: 

  • Antecipação dos recebimentos das vendas a prazo
  • Altos índices de liquidez
  • Capital de giro obtida de forma rápida e segura
  • Agilidade no pagamento e desembolso
  • A operação é feita de forma simples e ágil, sem a emissão de contratos
  • Financiamento total do valor da importação
  • Possibilidade de benefícios fiscais
  • Recebimento de títulos de forma antecipada, sem juros 
  • Para o cliente, a principal vantagem é o poder de negociação com o fornecedor. 
  • Para os fornecedores, a vantagem é não precisar esperar um longo período para receber seus pagamentos 

Conclusão

 

Essa operação no mercado financeiro pode ter diversos nomes, como: Risco sacado, forfaiting, desconto à forfait, forfaiting de exportação, confirming e desconto de títulos. E ela é a confiança do fornecedor do seu cliente com o banco.

Se você procura uma empresa possa auxiliar em toda a operação de Risco sacado, assessorando em todas as etapas que são feitas no banco, através do EDI Financeiro, para que ambas as partes não tenham nenhum incidente durante as operações de comércio exterior, entre em contato com a gente! 

A Tradeways ACE possui 25 anos de experiência, pautada na política de qualidade (SGQ) consolidada com a certificação da Norma ISO 9001 e conta com  profissionais capacitados, experientes na área. Entre em contato com a gente, temos o know-how e expertise para se tornar um guia essencial para você.