Porto Seco - Conheça a alternativa para o comércio exterior

Os Portos Secos são uma ótima alternativa para a melhoria da logística do comércio exterior e para as importações e exportações do país.

Confira o nosso post e veja mais informações sobre esses recintos alfandegados e como eles podem ajudar a maximizar ainda mais o uso do transporte multimodal e minimizar os custos da sua empresa.

O que são Portos Secos? 

De acordo com a Associação Brasileira de Portos Secos e Clias (ABEPRA), os portos secos também conhecidos como Estação Aduaneira Interior (EADI) ou Dry Port são recintos alfandegados de uso público, situados em zonas secundárias (Zonas primárias são constituídas pelos portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados). Neste tipo de porto são executados operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e bagagens, sob o controle aduaneiro através da Receita Federal.

Os serviços aduaneiros nos portos secos são executados a cargo da Secretaria da Receita Federal, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e outros, inclusive os de processamento de despacho aduaneiro de importação e exportação, sendo possível esse tipo de serviço no interior do país.

E quais os principais objetivos? 

Os Portos Secos foram criados pelo governo brasileiro no início da década de 1970,  através do Decreto-lei nº 1.455/76 para atuarem com maior agilidade no trâmite de cada processo e reduzir os custos das operações logísticas com armazenagem de mercadorias. Dessa forma, através de processos eficazes e com mais rapidez, é possível aliviar o fluxo logístico de mercadorias em zonas primárias. 

 

Conheça as vantagens dos Portos Secos: 

Os portos secundários oferecem diversas vantagens, principalmente relacionados à eficiência durante todo o processo logístico, conheça algumas delas: 

1.Utilização de diversos tipos de transportes multimodais, como rodoviários, ferroviários e a facilidade ao acesso do transporte marítimo.

2. São localizados em pontos estratégicos, próximo aos grandes centros industriais e comerciais.  

3. O prazo de permanência da carga importada é de 120 dias após o descarregamento da mercadoria. Nas zonas primárias esse prazo é de apenas 90 dias.

4. Como o volume de cargas é inferior aos portos marítimos, a agilidade do desembaraço aduaneiro  se torna ainda maior.    

5. E com a agilidade do desembaraço aduaneiro, é possível otimizar o tempo e  economizar com a armazenagem durante os processos.

Custo do transporte DTA 

Porém com tantas vantagens, é preciso ficar alerta com o custo do transporte DTA (Declaração de trânsito aduaneiro) para o local (Importação) ou à partir do local (Exportação) que se torna bem mais caro que um transporte normal. Nesse caso, é muito importante consultar a assessoria da Tradeways ACE antes de qualquer tomada de decisão. Nós podemos auxiliar você em todos os processos logísticos e analisar como o  transporte pode ser feito da melhor forma.

 

A importância do Porto seco para o país 

Como os portos secos estão localizados em diversas regiões do país, as exportações para países que fazem fronteira com o Brasil se tornam ainda mais eficazes por meio dos transportes terrestres e ferroviários. Além das cidades localizadas no interior do país que também ficam com o acesso facilitado ao comércio exterior.

Dessa forma, o comércio exterior se torna mais acessível aos exportadores e importadores, sendo uma opção viável e econômica, além da rapidez no despacho aduaneiro.

Quantos Portos Secos existem no Brasil? 

De acordo com o site do Ministério da Economia e o Portal da Anvisa, no Brasil existem 63 portos secos, sendo 35 unidades em operação, divididas em 14 estados diferentes, com 27 unidades no estado de São Paulo e 1 unidade no Distrito Federal. 

Além disso, o maior porto seco da América Latina está localizado na cidade de Uruguaiana no estado do Rio Grande do Sul, com área total de 167 mil metros quadrados e seis mil metros quadrados reservados à armazenagem.

Conclusão

Se você se interessou pelas vantagens que os portos secundários oferecem e gostaria de uma empresa que possa te auxiliar desde a coleta do fornecedor até a entrega final para o comprador em todos os processos, entre em contato com a gente. A Tradeways ACE oferece uma assessoria adequada e uma equipe com experiência e conhecimento na área de comércio exterior, executando todos os processos logísticos dos portos secos com maior agilidade. 

A Tradeways ACE possui 25 anos de experiência, pautada na política de qualidade (SGQ) consolidada com a certificação da Norma ISO 9001 e conta com  profissionais capacitados, experientes na área. Entre em contato com a gente, temos o know-how e expertise para se tornar um guia essencial para você.