Por que é o momento de começar a exportar?

Introdução

Está pensando em iniciar em sua empresa atividades de comércio exterior, especialmente a exportação de seus produtos? Enviar a sua mercadoria para o mercado externo é um processo bastante benéfico tanto para o seu negócio quanto para o Brasil, já que a quantidade de empresas dialogando com o exterior é diretamente proporcional à boa relação com os países estrangeiros.

Entretanto, uma dúvida insistente na mente dos empresários é: “qual o momento certo para começar?”. A primeira dica que podemos dar é a de que não há um momento certo que consiga abranger todas as empresas, cada negócio alcança o seu momento, especialmente através de análises de campo e de mercado, mas, há alguns indicativos que podem ser utilizados para enxergar um ótimo futuro no caminho das exportações!

Estamos passando por uma situação sanitária complicada no mundo todo com a disseminação do coronavírus, e, apesar de o cenário econômico apresentar incertezas em nosso país, existem indícios de que a exportação será valorizada. A General Tradeways ACE preparou um texto de blog sobre o assunto.

Por que agora é um bom momento para exportar?

Mesmo com o surgimento e com o espalhamento do coronavírus, diversos países, como a China, já abriram seus portos para o recebimento de containers carregando produtos derivados de exportações. O Brasil é um ótimo parceiro comercial da China, inclusive, exportando desde alimentos até petróleo, por exemplo.

Os Estados Unidos também apresentam potencial para transformarem-se, cada vez mais, em parceiros comerciais do Brasil, especialmente agora, já que o real está subvalorizado em relação ao dólar, o que indica um bom momento para um fluxo de exportações com os EUA.

Como o dólar é a principal moeda no mercado cambial e a mais utilizada nas transações econômicas internacionais, a subvalorização da taxa cambial do real também consegue trazer visões mais vastas para o alcance de diversos países, inclusive aqueles com os quais o Brasil não apresenta altos índices de trocas comerciais. Neste momento, o mundo está investindo em uma rede de comunicação especial, o que pode angariar novos parceiros em diversas áreas.

Dessa forma, com a alta da exportação nas empresas brasileiras, é possível, ainda, enxergar caminhos e soluções para o aquecimento do mercado industrial e, consequentemente, para o desemprego que assola o país desde o surgimento do covid-19.

Produtos que seriam interessantes para o início das exportações neste momento, seriam relacionados às commodities, ao vestuário e a eletrônicos, que costumam chamar atenção por sua tecnologia e capacidade de alcançar valores consistentes no mercado.

Por exemplo, de acordo com pesquisas da Federação do Comércio, em comparação com o mesmo período em 2019, as exportações nos primeiros sete meses de 2020 em Rondônia aumentaram mais de 6,5%. Um dos principais produtos negociados na região é a carne.

A pandemia pode ter estremecido alguns pilares da economia, porém, a exportação de produtos, como os do agronegócio, têm se tornado uma área extremamente promissora.

Como começar?

Para iniciar o processo de exportação em sua empresa, é necessário desempenhar diversos estudos e pesquisas sobre o mercado, os possíveis compradores, os concorrentes, entre outros fatores. Abaixo, algumas dicas importantes sobre o assunto:

  • O planejamento das contas é essencial para o investimento em exportações e para conseguir uma margem de lucros estável;
  • Trabalhe a imagem da empresa no exterior e, especialmente, com o seu público alvo, ou seja, com as empresas compradoras;
  • Estude o mercado, os impostos e todas as características que possam influenciar no momento da exportação;
  • É importante, neste momento, que exista uma análise sobre as restrições ou sobre os novos modos de exportação existentes no país alvo, devido à pandemia.

Mesmo desconhecidos por parte dos exportadores, o Governo Federal apresenta diversos incentivos para aquecer a relação entre o mercado externo e o interno, como o regime Drawback, que, recentemente, apresentou novos manuais, em complementação à Portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nº 44/2020, a Admissão Temporária e o Operador Econômico Autorizado (OEA).

Assim, o tratamento fiscal das exportações brasileiras procura desonerar os tributos indiretos sobre as exportações.

Ainda, é essencial a contratação de uma assessoria de comércio exterior, já que, nelas, existem profissionais adequados e preparados para auxiliar tanto na organização da exportação quanto na separação e no envio de documentos e de registros. Negociar no mercado internacional é lucrativo e benéfico, mas erros decorrentes do despreparo podem gerar mais perdas do que ganhos, por isso é indispensável uma assessoria que disponibilize à empresa, especialmente às novas no comércio exterior, o suporte necessário para que as exportações fluam da melhor forma possível.

Como a General Tradeways ACE pode ajudar?

A General Tradeways ACE possui o serviço de terceirização no comércio exterior. Enquanto sua empresa foca a energia em sua atividade principal, nós cuidaremos da gestão logística, operacional e administrativa de seus processos de importação e exportação. Contamos com profissionais qualificados e experientes na área.

Além disso, o movimento de terceirização é responsável por diversos benefícios, como: flexibilidade, agilidade, otimização do tempo, segurança no cumprimento de prazos, maior desenvolvimento para a sua empresa e atuação de profissionais especializados em comércio exterior.

Com a General Tradeways ACE, você percebe que o universo das transações comerciais pode ser bem mais tranquilo através da terceirização!

A General Tradeways ACE está, atualmente, em fase de certificação, trazendo mais agilidade nas liberações das cargas internacionais.

Ainda, a General Tradeways trabalha com a logística One Click Solution, responsável por agilizar seus processos no exterior, além de cuidar de todos os passos para você!

Conclusão

Os motivos para iniciar o processo de exportação em sua empresa são diversos, desde o aquecimento do mercado até a criação de uma rede econômica com empresas estrangeiras. As oportunidades, neste momento, são palpáveis. Não perca essa chance!

Conte com nossa assessoria para ter o melhor  diagnóstico em tornar  exequível seu projeto de operação de comércio exterior com viabilidade econômica e operacional.

A General Tradeways ACE desde 1994 possui experiência e expertise pautada na política de qualidade (SGQ) consolidada com a certificação da Norma ISO 9001 e conta com  profissionais capacitados, treinados e experientes na área. A General Tradeways ACE disponibiliza serviços completos a logística, desembaraço e transporte e trabalha em conjunto com a Trading Company “KGMG Comercial Importadora e Exportadora’’ (desde 2016) para todas as importações indiretas via trading, por conta e ordem de terceiros e por encomenda.

Para mais informações deixe suas dúvidas no nosso campo de contato abaixo, temos o know-how e a expertise para se tornar um guia essencial para você.