Operação back to back: entenda o que é e para que serve!

operação back to back

Já pensou em importar produtos e obter vantagens exclusivas que poucas empresas conseguem? Hoje vamos falar da operação back to back, um tipo de operação financeira que oferece grandes vantagens para quem trabalha com importação de produtos.

Todos sabemos que existem diversas dificuldades no mercado de importação e exportação e brasileiros sofrem com pagamento de impostos altos. A tributação alta é a grande vilã das empresas exportadoras e importadoras no Brasil.

Entretanto, devemos pensar no lado positivo que profissionais importadores podem desfrutar. Apesar das dificuldades, existem maneiras de ter sucesso trabalhando em operações financeiras internacionais.

Contudo, é preciso aprender as melhores técnicas e conhecer bem o mercado, para sair na frente da maioria. Quer se destacar no mercado de importação? Leia este texto até o fim e aprenda mais sobre a operação back to back!

Hoje você vai aprender mais sobre:

  • O que é operação back to back
  • Quem pode utilizar essas operações financeiras back to back
  • Vantagens desta operação financeira
  • Empresas de intermediação

O que é operação back to back?

Se formos parar para traduzir a frase “back to back” teremos como tradução a frase “de volta para trás”. De modo geral, podemos dizer que a operação back to back é a operação financeira que permite empresas comprarem produtos importados e vendê-los a outras empresas sem precisar transitar os produtos pelas fronteiras brasileiras.

Portanto, uma determinada empresa sediada no Brasil pode comprar produtos em outros países e evitar pagar impostos altos. Uma grande vantagem para empresas importadoras, pois, tudo é feito legalmente. Além disso, a operação simplifica o processo de logística.

Podemos imaginar esse tipo de operação no mercado de importação como um triângulo. De fato, existem três empresas envolvidas em uma operação back to back. A empresa sediada no Brasil que faz a compra, uma empresa intermediadora, e a consumidora final. Note que somente uma das empresas é sediada no Brasil.

Por exemplo, você faz uma compra de uma empresa sediada em outro país e vende o produto para outra empresa no mesmo país. É um modelo de compra que evita taxação no Brasil porque a mercadoria não é enviada para o território brasileiro.

Quem pode utilizar essas operações financeiras back to back

Basicamente qualquer empresa brasileira pode fazer operações back to back, basta conseguir uma autorização juntamente com órgãos responsáveis ou empresas intermediadoras. Empresas autorizadas conseguem acesso a contatos de fornecedores no exterior com mais facilidade.

Pode parecer complicado, principalmente, quando queremos obter autorização de algo no brasil, no entanto, existem empresas de intermediação para nos ajudar. As intermediadoras são organizações especializadas em oferecer assessoria para empresas importadoras que desejam fazer operações financeiras como a back to back.

Uma ótima oportunidade para ter vantagens nas operações de exportação e importação de produtos. Além de tudo, ao trabalhar com operações do tipo back to back, existem diversas possibilidades para empresas conhecerem novos espaços no mercado de importação.

Basta aproveitar as oportunidades e investir de maneira correta e obter resultado financeiro relevante. O bom de tudo é; qualquer empresa pode optar por fazer operações back to back e economizar tempo e dinheiro.

Vantagens desta operação financeira

Além da vantagem de poder comprar produtos e vender no mesmo país de origem, existem vantagens na tributação e a agilidade das transações de compra. Veja uma lista das principais vantagens que a operação back to back oferece:

  • Sem incidência de tributos: por não entrar no brasil, as mercadorias ficam livres do pagamento de impostos como ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e prestação Serviços).

Não precisa de emissão de licença de Importação: a operação back to back não precisa da emissão de licenças como L.I (licença de Importação) e D.I (Declaração de Importação, bem como, outros documentos necessários em transações comuns.

  • Não precisa de emissão de nota fiscal NFE: a emissão de nota fiscal é dispensada porque a mercadoria não chega a ser entregue em território nacional.
  • Eficácia na logística e comercializações: com o gerenciamento de contêineres e entrega terceirizada a eficácia da logística é maior.

Diante de tantas vantagens não é de estranhar que toda empresa que importa produtos precisa conhecer a fundo esse tipo de operação financeira. A instituições financeiras, por exemplo, o próprio Banco do Brasil já possui especialistas que oferecem consultorias sobre operações back to back.

Portanto, empresas que desejam tirar proveito e fazer importações de produtos evitando taxas excessivas podem trabalhar com back to back. Basta ter um planejamento e efetuar compras com sabedoria.

No entanto, trabalhar diretamente com bancos gera algumas burocracias, por isso, você deve conhecer uma empresa intermediadora!

Empresas de intermediação

Para utilizar as operações back to back corretamente é preciso estar familiarizado com a legislação em vigor dos países. Portanto, uma empresa de intermediação pode oferecer o serviço de especialistas qualificados.

Todo o processo de importação que conta com a ajuda de uma empresa especializada agiliza desembaraços aduaneiros de importação. Certamente, tudo isso garante mais segurança das cargas e facilitará o controle de contêineres.

Por entender tudo sobre legislação e comércio exterior, empresas intermediadoras oferecem meios garantir mais segurança ao trabalhar com operações financeiras.

Certamente, a operação back to back é uma grande oportunidade de negócio no comércio exterior. E você não pode deixar de contar com a ajuda de uma empresa intermediadora!

Temos a solução para você

A operação back to back é uma oportunidade de negócios inovadora. Por ser nova no Brasil, esse tipo de operação ainda não possui legislação separada. Portanto, se enquadra em operação conjugada de exportação e importação na legislação atual.

Vemos grandes vantagens em utilizar essas operações. Todo empreendedor brasileiro sabe que é preciso inovar e criar oportunidades. Trabalhar com compra de mercadorias evitando taxações é uma ótima maneira de inovar.

As operações back to back são consideradas operações financeiras inovadoras e geram lucros. Além de tudo, é possível agilizar e simplificar todo o processo e trabalho com operações back to back.

A Tradeways ACE oferece soluções integradas em comércio e logística internacionais. Você pode contar com a melhor consultoria e assessoria e, aproveitar todas as vantagens em processos de importação e exportação na sua empresa.

Quer evitar pagar impostos desnecessários? Entre em contato conosco e tenha uma conversa gratuita, certamente, podemos resolver seus problemas!