Logística internacional: como importar produtos?

Os altos preços praticados por diversos setores do comércio nacional (influenciados pelas altas alíquotas tributárias) têm levado inúmeros consumidores a buscar alternativas mais baratas como a importação de produtos do exterior.

Os países que mais têm exportado produtos para o Brasil atualmente são a China, o Peru e os Estados Unidos. Muitas pessoas compram produtos para uso pessoal, mas há quem centralize suas importações para revenda em território nacional.

Entretanto, esse tipo de transação não é muito simples e requer conhecimento sobre uma série de aspectos burocráticos, tributários e econômicos. Continue a leitura para conferir tudo o que você precisa saber sobre logística internacional.

Você sabe o que é logística internacional?

Assim como muitas invenções e práticas de nossa sociedade, a logística internacional foi originalmente criada para atender a fins militares.

Sua prática era usada para gerenciar o envio e recebimento de carregamentos com munição, alimentos e recursos, além de transportar pessoas e auxiliar estratégias de defesa e ataque.

Basicamente, a logística internacional consiste em um conjunto de ações que têm como objetivo a organização de atividades e transações comerciais envolvendo clientes, compradores e fornecedores de diferentes países.

Como importar produtos acertadamente?

Como citamos no início do artigo, trabalhar com importação de produtos ainda é uma tarefa que apresenta empecilhos para muitos consumidores e empresas.

Por isso, separamos algumas orientações para que essa atividade seja realizada corretamente.

1. Aprenda sobre seus fornecedores internacionais

Esta regra não é muito diferente do que a maioria dos comerciantes faz em suas transações comerciais em solo nacional. Afinal, não é aconselhável fechar negócio com fornecedores que você desconhece, não é verdade?

Para evitar riscos procure estudar e obter informações sobre os fornecedores internacionais que você pretende importar produtos.

Pesquise bastante e comece fazendo uma lista com os principais nomes do mercado que fornece as mercadorias que sua empresa necessita.

Depois faça um levantamento de:

  • país de origem e procedência;
  • produtos;
  • preços;
  • condições de pagamento;
  • prazos;
  • custos de entrega.

Além disso, é muito importante pesquisar a respeito da reputação da empresa que você pretende negociar, não somente dentro do país de origem, mas também sua relação comercial com o exterior.

Certifique-se de que a empresa entregará os produtos dentro do prazo, com qualidade e especificações combinadas.

2. Estude sobre negociação internacional

Saber negociar é praticamente um pré-requisito que qualquer pessoa que deseja empreender com sucesso precisa ter, independentemente da natureza da atividade comercial.

O mesmo se aplica em transações de logística internacional, pois é imprescindível aprender sobre todos os aspectos ligados à economia, legislação e tributação antes de fechar negócio com um fornecedor no exterior para se evitar prejuízos.

Jamais comece a importar produtos sem ter total conhecimento sobre as regras internacionais para comércio entre dois países. Vale ressaltar que, geralmente, as leis aplicadas sobre essas atividades comerciais serão as estrangeiras.

Assim é possível evitar transtornos como a barragem de mercadorias no desembaraço aduaneiro na alfandega, por exemplo.

3. Conheça suas opções de transporte para logística internacional

Sem dúvidas, um dos fatores que mais exerce influência em uma atividade de importação é a forma como os produtos serão transportados, pois os custos e os prazos de entrega implicarão no preço de venda em território nacional e, é claro, na viabilidade para o negócio.

Quando falamos em logística internacional, as três formas de trabalhar com o transporte de mercadorias(Modal) são por via marítima, aérea ou rodoviária. É preciso analisar qual delas atende às suas necessidades.

Por exemplo, se a questão é tempo de entrega para abastecer seu estoque, o transporte aéreo é a melhor opção. Entretanto, os custos com frete serão consideravelmente mais altos.

Embora transportar por navio demore alguns dias a mais, é a opção mais barata e a questão do tempo de entrega pode ser solucionada com um bom planejamento estratégico, que uma assessoria em logística aduaneira pode oferecer através de um estudo demonstrativo- comparativo de gastos entre os modais , pois na opção marítima, embora frete mais barato ,os custos fixos no destino são bem superiores.

Como uma assessoria pode ajudar no processo de logística internacional?

  • coleta e análise de dados;
  • cotação de frete em todas os modais;
  • follow up;
  • solicitação e elaboração de documentos;
  • conferência e entrega;
  • classificação fiscal;
  • monitoramento dos termos de compromisso;
  • relatórios diários.

O artigo sobre logística internacional foi útil para sua empresa? Então assine nossa newsletter e acompanhe todas as postagens do blog!