Empresário, conheça 4 motivos de investir no mercado exterior

Ao pensar na possibilidade de aumentar os lucros e deixar a marca com renome internacional, muitos empresários ficam com receito de investir no mercado exterior.

Entretanto, esse é um sentimento que deve ser suprimido, pois a exportação só traz benefícios para a empresa. Quer saber mais? Acompanhe o post de hoje e conheça 4 vantagens de atuar no mercado externo. Continue com a gente!

1. Diversificação de produtos e serviço no mercado

Quem prepara seu negócio para a exportação inevitavelmente percebe a ampliação da sua carteira de clientes. Isso porque há a possibilidade de o produto ou serviço eliminar o componente da sazonalidade.

Ou seja, ao atuar em segmentos do exterior, a empresa que antes atendia o mercado interno apenas em épocas específicas pode aumentar suas vendas.

Além disso, a diversificação de produtos e serviços ocasionada pela exportação reduz os riscos de dependência de apenas um tipo de consumidor. Afinal, vendendo para o exterior, é possível atingir um maior número de mercados.

2. Aumento da produtividade

Outro efeito positivo percebido em um negócio que exporta produtos é o aumento numérico e qualitativo da produção.

Esse aspecto pode ser observado porque há a redução da capacidade ociosa existente, ou seja, a empresa torna-se capaz de aumentar seu desempenho. Afinal, com a ampliação de clientes, agora existentes também no mercado externo, existirá uma maior demanda de trabalho.

3. Redução dos custos de produção

Pode parecer mágica mas, na verdade, é a lógica do mercado beneficiada pela exportação. Quando se prepara produtos e serviços para fora do país, é possível reduzir os custos de produção, pois há uma revisão dos processos produtivos.

Em outras palavras, com a produção aumentada para dar conta da exportação, você terá mais condições de negociar preços de matéria-prima, por exemplo, pois ele precisa de mercadorias em maior quantidade — o que ajuda reduzir o preço por unidade.

O resultado disso é um produto ou serviço mais competitivo, tanto no mercado interno quanto externo. Sem falar que esse efeito ajuda a aumentar a margem de lucro!

4. Melhora da qualidade do produto

Quando se atente o mercado externo, é provável que uma série de novas exigências sejam impostas em relação ao mercado interno. Por exemplo, os gostos do cliente, o design do produto e as normas técnicas podem ser diferentes no exterior mesmo fazendo parte de um mesmo segmento de mercado.

Como consequência disso, há uma melhoria da qualidade do produto. Para atuar de maneira bem-sucedida no exterior, você deve aperfeiçoar seu produto. Nesse sentido, é possível até elevar o valor do produto, uma vez que ele é mais adequado ao mercado e satisfaz melhor as necessidades dos clientes.

Essas foram as principais vantagens de investir no mercado exterior! Para que esse processo seja mais prático e tenha mais chances de dar certo, é interessante contratar uma assessoria em comércio exterior. Com ela, você poderá, por exemplo, analisar a viabilidade técnica e operacional do produto e orientar quanto à redução de custos.

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