Custo Logístico

Calcular e monitorar o custo logístico é fundamental para obter resultados positivos para a sua empresa, importar é uma atividade que requer planejamento, por existir diversas leis que podem acarretar em multas para o importador. 

No custo logístico estão diferentes fatores, cada um deles por determinado motivo: São diversos impostos, conforme a classificação fiscal-NCM e as taxas adicionados pelo governo ou referentes à modalidade de frete utilizada. Por isso, é essencial conhecê-los para avaliar o custo-benefício do seu processo.

A Tradeways ACE possui 25 anos de experiência, pautada na política de qualidade (SGQ)  consolidada com a certificação da Norma ISO 9001, conta com  profissionais capacitados,  experientes na área para auxiliar na planilha de custos e nas operações da sua empresa. 

O que é o custo logístico?

O custo logístico consiste em somar todos os gastos que sua empresa possui com suas operações logísticas, como, por exemplo: Armazenagem, estoque, inventários, transportes, processamento de pedidos, entre outros. Esses custos estão entre os mais importantes de um negócio, estando atrás, somente, dos custos referente aos produtos.

Quais são os custos internos?

Os custos internos estão relacionados às movimentações que são realizadas pela sua empresa e estão sob sua responsabilidade. Eles podem ser facilmente identificados e controlados, além de se poder criar ações para otimizá-los. Entre os principais, podemos citar:

  • estoques
  • armazenagem
  • gestão de pedidos
  • transporte

Quais são os custos externos?

Já os custos externos, como o nome sugere, não estão diretamente ligados ao seu negócio, mas, ainda assim, fazem parte da operação e influenciam na composição dos custos do seu produto, que serão repassados ao cliente por meio da precificação. Entre eles, podemos citar:

  • modal de transporte
  • despesas relacionadas ao desembaraço
  • políticas alfandegárias
  • taxas e impostos
  • ineficiência de terceiros (ex: Má escolha e negociação de prestadores serviços)

E para a importação? Como fazer o cálculo correto?

Conhecer o custo logístico dos processos de comércio exterior é necessário para tornar o negócio viável do ponto de vista econômico, visto que a falta das análises adequadas e o levantamento dos riscos podem levar a situações em que apenas um embarque compromete toda a operação.

O primeiro passo é classificar corretamente o produto importado, o que é essencial para definir a alíquota, pois há percentuais diferentes para cada NCM. Depois disso, deve-se saber incluir corretamente os demais valores que entram na base de cálculo dos tributos.

Quando se faz a classificação NCM corretamente, é possível saber se há redução das alíquotas de Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e ICMS. Entre os exemplos, estão o ex-tarifário para II, e o ex para IPI (de acordo com a destinação ou o uso), a redução na base de cálculo do ICMS (conforme o tipo de equipamento) e assim por diante.

É preciso, ainda, analisar a legislação vigente quanto às mudanças e demais exigências. Existem produtos que dependem da anuência prévia de órgãos governamentais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outros.

Isso pode comprometer o tempo de desembaraço e, assim, significar custos extras (com armazenagem, por exemplo). Como consequência, a produção ou a venda final é comprometida.

Em resumo, é necessário identificar previamente todos os custos relacionados à logística envolvida na aquisição e venda de uma mercadoria. A partir daí, a gestão é feita por meio de um planejamento e do cálculo estimativo do custo, que ajudam a determinar os padrões de gastos referentes à produção ou aquisição dos itens.

Questões importantes: 

Ao realizar o cálculo do custo de importação, é preciso considerar algumas questões importantes, como:

  • Custo de aquisição
  • Gestão de pedidos e seu ‘’lead time”
  • Classificação fiscal correta dos produtos
  • Incidência de carga tributária
  • Modal utilizado para transporte
  • Transit time
  • Armazenamento
  • Inventário ou custo do processo. 

Como funcionam os custos em um processo de importação?

É fundamental negociar com o importador qual será o Incoterm aplicado, ou seja, se o preço do produto envolve o local onde a entrega será feita. Se a condição negociada for Ex Works, ou Ex Plant, por exemplo, é preciso saber com antecedência se os custos com coleta, transporte, despesas portuárias e outros gastos estão incluídos no valor pago pelas mercadorias, para evitar a duplicidade de custos logísticos.

Além disso, esses fatores constituem a base de cálculo do fato de gerador para o cálculo de impostos no Brasil. É recomendado que seja feita uma simulação de toda a operação, considerando todos os custos da cadeia logística, para só então definir as estratégias que serão adotadas. Aqui, esses custos envolvem:

  • Contrato de câmbio
  • Local de atracação do navio
  • Despesas portuárias (taxa da marinha mercante, agentes de cargas, despacho aduaneiro, armazenagem, transporte do porto até o depósito, entre outros)
  • Carga tributária (imposto federal e estadual)

Quais são os benefícios de controlar os custos?

Do ponto de vista da importação, calcular e controlar o custo logístico de importação ajuda a entender como funciona a operação integrada aduaneira. Se houver uma boa comunicação com os parceiros de negócio, é possível obter outras informações que ajudam a tomar decisões importantes, levando em consideração as variáveis que podem afetar o valor da aquisição.

Dessa forma, com todos os dados e o planejamento adequado, é possível otimizar os seus custos e aumentar a competitividade, ao mesmo tempo em que se aumenta a lucratividade e até mesmo a rentabilidade do seu negócio.

Além disso, se houver a importação de peças ou componentes destinados à montagem de máquinas para exportação, por exemplo, é possível conseguir a suspensão dos impostos federais e estaduais e a taxa da marinha mercante (25% sobre o valor do frete) na modalidade Drawback.Também é possível se beneficiar da aquisição de matéria-prima nacional com o objetivo de exportar (Drawback Integrado).

Como otimizar o custo logístico?

Otimizar o custo logístico é uma excelente estratégia para praticar preços mais atraentes — e conquistar novos clientes para a sua empresa, além de aumentar a margem de lucro. Esses dois aspectos são essenciais para garantir o aumento da competitividade e até mesmo a perenidade da sua empresa no mercado.

Para isso, é preciso ter conhecimento sobre todos os custos que estão envolvidos na cadeia logística. A partir daí, deve-se considerar a quantidade e o volume de produtos que são importados, visando planejar a operação de forma a conseguir diluir os custos fixos da operação, o que reduz os impactos que eles geram no preço final dos itens. 

Importância do despachante aduaneiro

Além do mais, é importante contar com a ajuda dos parceiros de negócios, principalmente o despachante aduaneiro, que tenha visão e atuação logística sistêmica de todo um processo, possuindo boas parcerias com armadores, terminais de cargas e fornecedores de transportes internacionais e nacionais. Assim, ele pode ajudar a reduzir as despesas e seus encargos, reduzindo o seu tempo.

Ao contar com um parceiro que atua com a logística aduaneira integrada, consegue-se gerir todos os eventos com apenas um contato, o que aumenta a eficiência da operação, ao mesmo tempo que você pode se dedicar de maneira estratégica ao core business (atividade-fim) do seu negócio, além de uma elaboração de uma base de custos — que detalha as informações técnicas, custos, variação cambial, classificação tributária, transporte, entre outras.

A Tradeways ACE tem esse diferencial: Planeja e executa todas essas operações através de um diagnóstico de seu projeto, efetuando o cálculo e o controle do custo logístico da sua empresa, tornando suas operações mais eficientes, com  atenção em toda cadeia logística. Realizando assim, a precificação adequada, planejando melhor suas operações, fornecendo-lhe subsídios de informações que ajudarão o empresário na tomada de decisões, além de garantir que o seu negócio será mais lucrativo e competitivo no mercado.