Coronavírus e o impacto para o comércio exterior

Coronavírus e o comércio exterior

A China é o principal parceiro comercial do Brasil nas importações e exportações. Nos dez primeiros meses de 2019, o Brasil teve um saldo comercial de 21,4 bilhões de dólares com o país. Porém desde dezembro de 2019, a China vem sendo pauta nos principais jornais do mundo, uma doença ainda misteriosa surge na cidade de Wuhan e preocupa autoridades locais. 

A Organização Mundial da Saúde, OMS, declara no dia 30 de janeiro de 2019, que o Coronavírus é uma emergência internacional de saúde pública. 

A Tradeways ACE preparou um post para você ficar por dentro das últimas informações sobre o vírus e o impacto para o Comércio Exterior.

 

Principais repercussões no comércio exterior

De acordo com as últimas atualizações, no dia 03/02, o governo ainda não havia identificado nenhum impacto nas exportações brasileiras. Segundo o subsecretário de Inteligência e Estatísticas da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, a automação das operações nos portos chineses reduz o risco de contaminação do Coronavírus. 

Porém a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) prevê uma queda superior a 3,5% nas exportações deste ano, devido a baixa atividade com a China. 

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, considera que se o surto durar um período de até três meses, a balança comercial pode se recuperar até o final de 2020. Porém com um período mais longo, isso afetaria os processos de importação e exportação com a China. 

De acordo com o site O Globo, com essa crise, o Brasil exportaria menos soja, carnes, minério de ferro e petróleo. E importaria menos produtos industrializados da China, como por exemplo, artigos de casa e eletroeletrônicos em geral.

Balanço do Coronavírus pelo mundo

Até a última atualização no dia 06/02/2020, 28.060 casos haviam sidos confirmados no território chinês. O número de mortos pelo coronavírus na China subiu para 564, de acordo com o balanço do governo chinês, além de confirmadas as primeiras mortes nas Filipinas e Hong Kong. 

São 200 casos investigados em 24 países, sendo o último deles na Bélgica. No Brasil, são 09 casos suspeitos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

A Universidade Johns Hopkins, localizada nos Estados Unidos, desenvolveu um site com atualizações diárias sobre o Coronavírus, com base nos dados divulgados pelo Centro de Controle de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA e das autoridades sanitárias dos países com casos confirmados.

Por que o Brasil decidiu decretar estado de emergência mesmo sem nenhum caso confirmado? 

No dia 04/02, o Governo Federal decretou o surto de Coronavírus uma situação de emergência de saúde pública de interesse nacional. Sendo esse, o terceiro dos três níveis de classificação de risco no Brasil. 

Apesar do governo declarar que o estado de emergência só aconteceria quando houvesse a confirmação do Coronavírus em território brasileiro, a medida foi antecipada para agilizar a contratação de recursos, fazer admissões emergenciais sem a necessidade de licitações e planejar o retorno das 29 pessoas (25 brasileiros e quatro chineses parentes de brasileiros) que moravam em Wuhan, epicentro do Coronavírus, que devem chegar ao Brasil para ficarem em quarentena na base aérea de Anápolis, em Goiás.

Recomendações de segurança: 

De acordo com a ANVISA, os comandantes de navios devem comunicar ao órgão anuente, qualquer suspeita do vírus antes do navio atracar. Apesar da regra já existir, ela está sendo reforçada por conta das suspeitas do Coronavírus. O porto de Santos e a companhia Docas do Rio de Janeiro já estão adotando as medidas preventivas sob orientação da Anvisa. 

A nota da Anvisa também orienta que trabalhadores que realizam a chegada de meios de transporte vindos da China, utilizem máscaras cirúrgicas se não houver suspeita do vírus. Caso haja uma suspeita do Coronavírus, a Anvisa recomenda o uso de máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas.

Profissionais que realizam inspeção de bagagens acompanhadas, atuam no tratamento de remessas expressas e postais ou na inspeção física de cargas provenientes da China, devem usar máscara cirúrgica e luvas. 

Transmissão e sintomas do Coronavírus: 

De acordo com o Ministério da Saúde, as investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a contaminação por contato, está confirmada. 

A transmissão dos coronavírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como por exemplo: gotículas de saliva, espirro, tosse, contato pessoal próximo e contato com objetos ou superfícies contaminadas.  

Os sinais e sintomas clínicos do coronavírus são respiratórios, semelhantes a um resfriado. O vírus pode causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

O Coronavírus apresenta uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor, de acordo com o Ministério da Saúde. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Conclusão:

Caso você tenha outras dúvidas e gostaria de mais informações em relação aos processos de importação e exportação para China durante esse período, entre em contato com a Tradeways ACE. Trabalhamos em conjunto com a empresa KGMG para todas as importações indiretas via trading. Para mais informações, acesse: https://www.kgmg.com.br/ 

Nossa equipe está atenta às novas informações sobre o Coronavírus e o seu impacto para o comércio exterior, garantindo que todo o processo esteja adequado. 

A Tradeways ACE possui 25 anos de experiência, pautada na política de qualidade (SGQ) consolidada com a certificação da Norma ISO 9001 e conta com  profissionais capacitados, experientes na área. Entre em contato com a gente, temos o know-how e expertise para se tornar um guia essencial para você.