Como aumentar o lucro com produtos importados?

Definir como aumentar o lucro com produtos importados é um desafio maior do que para a maioria dos outros ramos de atividade. A quantidade de imprevistos, de custos envolvidos e a logística envolvida aumentam a necessidade de atenção.

Nosso texto se concentrou em aspectos-chave criteriosamente selecionados. Dedicando alguns poucos minutos, você poderá incluir algumas dessas diretrizes na sua estratégia e melhorar seus resultados.

Continue a leitura e entenda mais!

Trabalhe o valor do produto

Produtos importados costumam ser valorizados pelo consumidor. Em se tratando de produtos de luxo ou de alto valor agregado, você pode usar da boa reputação da mercadoria para aumentar sua margem de lucro e evitar descontos.

Para alcançar esse objetivo, é necessário ter atenção com sua abordagem de vendas para que ela se concentre em destacar benefícios e vantagens, assim, diminui o impacto do preço na decisão de compra.

Considere sua capacidade financeira

O ciclo de venda, que é o tempo que o seu produto demora para ser vendido, é maior no caso de importação, por isso você precisa ter muita atenção com o seu caixa enquanto o dinheiro estiver “parado” pelo investimento que fez na mercadoria.

Procure investir gradativamente, aumentando a variedade de sua linha de produtos conforme se capitaliza e, caso a limitação seja grande, pode começar com produtos que necessitem de menor investimento.

Conheça seu público-alvo

Se importar produtos de baixa aceitação ou com ciclo de vendas longo, a mercadoria parada no seu estoque vai aumentar seus custos. Se essa ocorrência for muito significativa, pode até descapitalizar a empresa e colocar seu negócio em risco.

Conhecer seu público e seus hábitos de compra é fundamental para acertar na sua escolha. Se puder definir o mercado que mais atinge e revender o que seu público mais consome, vai evitar custos financeiros e de estocagem.

Precifique com precisão

Você já sabe que precisa definir o preço de seus produtos de forma a garantir a competitividade e o lucro. Se fez um bom levantamento sobre o que o mercado pratica, já sabe o preço ideal de venda para atingir seu público.

Um pouco mais complexo é o levantamento dos seus custos. Você precisa considerar cada uma das suas despesas, inclusive os gastos de sua estrutura operacional e essa é atividade mais importante para garantir seu lucro.

Invista em se qualificar nas técnicas de precificação e procure apoio de assessorias qualificadas, principalmente no que se refere aos custos de importação e todos os detalhes do processo de importação.

Escolha os melhores fornecedores

Você está comprando grandes quantidades e a distância, por isso não tem como conferir processos de produção e outros detalhes que podem impactar no seu negócio. Não poder contar com fornecedores de confiança pode ocasionar prejuízos significativos.

Contrate uma assessoria

O melhor investimento é sempre aquele em que conhecemos o máximo das implicações envolvidas, empresas especializadas em despacho aduaneiro não apenas dominam o assunto, como viveram inúmeras experiências de importação.

Desde a preparação de documentos como o MIC e o DTA, classificação fiscal, certificados de origem e de seguros, até relações complexas com os agentes envolvidos na importação, o auxílio de uma assessoria permite manter o foco no seu negócio.

Os custos de não precisar manter profissionais especializados altamente qualificados, são representativos e diluídos entre vários clientes quando você contrata o serviço de terceiros.

Para terminar com nossas considerações sobre como aumentar o lucro com produtos importados, vale mencionar que o Brasil não é um mercado com grande abertura, mas em mercados mais maduros é comum a importação direta do fornecedor, eliminando intermediários. Se for uma possibilidade para sua empresa, pode significar um bom aumento de lucratividade.

Tenha sempre em mente que o conhecimento sobre detalhes do seu negócio é a melhor solução para seu lucro. Assine nossa newsletter e receba informações relevantes sobre o assunto!