Você sabe como funciona o câmbio brasileiro?

Até onde vai o seu conhecimento sobre economia? Sabemos que há muitos tópicos sobre o assunto, alguns tão complexos que só mesmo um especialista para entender. Contudo, há outros que parecem tão difíceis, mas só precisam de uma boa explicação, como é o caso do câmbio brasileiro.

Neste texto juntamos algumas informações sobre ele para você entender o funcionamento. Acompanhe a seguir:

O que é o câmbio brasileiro?

Sabe quando você precisa viajar para os EUA, por exemplo, e necessita trocar o seu dinheiro em real por dólares? Bem, o preço que uma moeda tem em relação a outra é o que nós chamamos de câmbio.

Para essa troca acontecer é preciso que o Banco Central autorize alguém a realizar essa atividade. Essa pessoa é conhecida como Agente e fornece aos interessados as moedas de outros países, assim como as compra.

O que é Regime Cambial?

Nesse contexto nós encontramos outro termo que está relacionada ao câmbio. O Regime Cambial é a maneira com que o câmbio é delimitado, ou seja, como os valores de cada moeda perante a outra são estipulados. Ele pode ser tanto fixo quanto flutuante.

O que é câmbio fixo e flutuante?

O câmbio flutuante é quando o valor da moeda varia, ou seja, ele sobe e cai dependendo das condições em que o mercado se encontra. Agora o fixo, é quando o governo, ou melhor, o Banco Central fixa o valor da moeda estrangeira. Assim a moeda passa a ter um valor fixo perante a moeda lastro.

Quais são as vantagens e desvantagens do câmbio fixo?

A maior vantagem de fixar o câmbio é a capacidade de previsão do seu valor e dos contratos de negócios. Contudo, há duas desvantagens: primeiro a inflação se torna um problema. Como o BC precisa defender a taxa de câmbio que ele determinou, será necessário produzir muito mais reais e com isso a moeda se desvaloriza.

Segundo é ocorrer uma maior valorização da moeda nacional e consequentemente a diminuição das exportações. Com a moeda estrangeira desvalorizada, maiores são as chances de importações. No fim das contas as empresas nacionais ganham muito mais concorrência.

Como funciona o câmbio no comércio exterior?

No caso da exportação e importação, as operações de câmbio são um trabalho em conjunto. A responsabilidade pela regularização é do Banco Central, enquanto as instituições e as Corretoras de câmbio realizam as operações.

Além disso, é fixado um contrato de câmbio entre o importador e exportador, onde as condições da operação são definidas e registradas no BC. É importante saber que desde 2006 o exportador brasileiro pode manter até 30% das receitas de suas mercadorias no exterior. 

Câmbio fixo e Plano Real

Quando o Plano Real foi implementado por volta de 1994 o cenário econômico não era dos melhores. Havia muita inflação e o governo não conseguia controlá-la. Uma forma de resolver essa situação foi fixar o câmbio para controlar os preços. Então em 1º de julho daquele ano, um real valia o mesmo que um dólar.

Mas só essa decisão não foi o suficiente, foi preciso que o BC atuasse no mercado usando as reservas brasileiras de dólares. O Banco Central vendia e comprava dólares pelo preço estipulado a fim de manter esse controle.

E hoje em dia?

Desde 1999 as coisas mudaram um pouco quando se trata de governo e câmbio. Como nesse ano houve uma crise cambial e as reservas de dólares brasileiras tinham acabado, o Banco Central decidiu não estipular o valor do câmbio deixando por conta do mercado interbancário.

Com isso, os bancos passaram a comprar e vender dólares entre si sem intervenção do governo. Além disso, o valor do dólar parou de ser uma forma de controle da inflação.

Todavia, é importante enfatizar que o BC não parou totalmente de interferir no câmbio. Em caso de necessidade o governo pode agir, claro que de forma limitada, para evitar que as taxas de câmbio fiquem descontroladas novamente. Ou seja, se o dólar estiver muito alto ou baixo em relação ao real.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto sobre o câmbio brasileiro, essa importante ferramenta para a economia, tanto nacional quanto internacional. Se este post esclareceu as suas dúvidas, não deixe de comentar!