Um sistema integrado pode ajudar com despachos aduaneiros? Saiba como!

O comércio internacional é muito dinâmico, com regras que variam de acordo com o país com o qual se negocia. Dessa forma, quem deseja entrar no mercado de importação e exportação deve buscar empresas capazes de auxiliar em todos os processos que envolvem o embarque de mercadorias. Com um sistema integrado, os despachos aduaneiros possuem melhores condições para cumprimento de prazos e redução de custos ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade do fluxo de trabalho.

Neste post, vamos explicar como o sistema integrado da Tradeways ACE ajudará você a ter sucesso no comércio com o exterior. Boa leitura!

Simplifique processos com o sistema integrado

Um sistema integrado une a cadeia logística em um mesmo prestador de serviços, que possui em seu portfólio todos os eventos aduaneiros de importação ou de exportação — desde a coleta da mercadoria na origem até a entrega no destino.

Ao terceirizar o departamento de comércio exterior para a Tradeways ACE, o empresário reúne todas as operações em um único contato, o que lhe dá mais tempo para se dedicar aos seus negócios.

Por meio do sistema logístico door to door (entrega porta a porta), a empresa fica responsável pelas estratégias de transporte e ajuda o contratante a escolher os modais mais adequados para cada situação.

Além disso, o sistema integrado busca prazos menores entre embarque e desembarque, reduzir custos e riscos e dar mais segurança no deslocamento de ponta a ponta da mercadoria.

Entenda como funciona o sistema integrado para despachos aduaneiros

Por meio de soluções inteligentes em sistemas de gestão em comércio exterior, é possível integrar o sistema da Tradeways ACE com os da Receita Federal e com o Siscomex para registro de importações e exportações.

As funcionalidades do software ajudam na classificação fiscal correta das mercadorias, o que permite maximizar  o uso do sistema. Esse processo agiliza a digitação e diminui o tempo gasto para atender a parametrização de sistema.

O sistema da Tradeways ACE permite ainda a integração com alguns softwares do mercado. Dessa forma, é possível realizar a migração de dados dos clientes, sejam eles importadores ou exportadores, e aumentar o fluxo de troca de informações online.

Por que é importante realizar a integração com o Siscomex

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) faz o registro e o controle de diversas operações de compra e venda com o exterior realizadas no Brasil. Entre os benefícios que a adoção do sistema trouxe estão a diminuição do uso de documentos impressos, a agilidade para verificação de informações e a facilidade para acompanhar o fluxo das transações.

Ter um sistema integrado ao Siscomex, portanto, simplifica diversos processos e diminui o retrabalho. Esses fatores permitem que a empresa realoque a atividade humana em pontos mais importantes para o negócio. A facilidade para o envio de documentação, a diminuição de falhas e o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle são outras vantagens que essa funcionalidade oferece.

Conheça os benefícios de um sistema integrado no despacho aduaneiro

Um sistema integrado no despacho aduaneiro permite otimizar resultados, reduzir riscos e aprimorar o planejamento com a devida adequação às normas alfandegárias nacionais e internacionais. A Tradeways ACE oferece uma estrutura capaz de auxiliar as empresas nesses processos. Confira cinco benefícios:

Atendimento personalizado

A Tradeways ACE tem como missão buscar no atendimento personalizado um de seus diferenciais no mercado. Dessa forma, a empresa procura compreender quais são os objetivos, as estratégias e as particularidades de cada cliente. Após essa análise, alinha-se essas condições aos reflexos do sistema tributário nacional e internacional.

Por meio de uma simulação de custos, a empresa demonstra qual o melhor e mais apropriado modelo de operação a ser aplicado nas transações. Assim, o empresário realiza a compra ou a venda e cabe a Tradeways ACE, com base na logística integrada, executar a entrega no destino.

Além disso, o cliente recebe uma planilha com o detalhamento dos custos que a operação com o comércio exterior terá. Dessa forma, o empresário terá subsídios para decidir sobre a viabilidade econômica do processo de importação ou de exportação.

Redução de riscos

A Tradeways ACE utiliza seus mais de 20 anos de experiência para impedir que as transações comerciais resultem em multas ou penalidades por descumprimento de normas ou leis — tanto as do Brasil quanto as internacionais. Cada país possui particularidades que devem ser conhecidas para que a transação tenha êxito.

Redução de custos

Ao reunir todas as informações do supply chain em um único contato, o sistema integrado proporciona uma significativa redução de custos ao cliente.

Isso acontece porque há a concentração das áreas funcionais, o que permite a otimização de recursos e a reunião de dados das rotinas de envio e recebimento em todas as etapas. Esse formato aumenta a confiabilidade das informações e acaba com a ocorrência de retrabalhos.

Cumprimento de prazos

Cumprir prazos é um dos pontos mais importantes das transações comerciais. Não realizar a entrega na data acertada pode ocasionar multas e até mesmo o fim da parceria fornecedor/cliente. O sistema integrado aumenta o desempenho do processo, o que permite à empresa ficar em melhores condições para atingir o tempo acordado.

Controle dos indicadores-chave de desempenho (KPIs)

A Tradeways ACE também disponibiliza indicadores-chave de desempenho, também conhecidos pela sigla em inglês KPIs, que possibilitam ao cliente acompanhar métricas relevantes para o aperfeiçoamento dos processos.

Com a análise dos indicadores, o cliente tem uma visão geral dos custos da operação, da qualidade dos itens produzidos e do tempo de escoamento do produto no mercado. Esse conhecimento permite correções mais rápidas e eficazes.

Como podemos observar, utilizar um sistema integrado traz inúmeras vantagens para a realização dos despachos aduaneiros. O mecanismo dá confiabilidade aos processos, evita retrabalhos e, ao oferecer indicadores-chave de desempenho, oportuniza informações valiosas para que a tomada de decisão dos gestores. Assim, fica mais fácil aprimorar processos e potencializar os lucros das transações.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a importância de ter um sistema integrado de despachos aduaneiros, entre em contato com a Tradeways ACE e veja como podemos lhe ajudar.