Logística Integrada na importação e exportação: cada etapa

Logística integrada

Como efetuar transações com o exterior de forma eficaz, ao mesmo tempo em que se reduzem despesas de operação e se aumenta a segurança para o cumprimento dos prazos estabelecidos? A resposta para esse questionamento está na logística integrada. Gerenciado por um único agente, o sistema traz agilidade aos processos sem obrigar a empresa a investir na criação de um departamento especializado em transações com o estrangeiro. O resultado não poderia ser outro: o aumento da competitividade do negócio.

Neste post, você vai compreender como funciona a integração do sistema na importação e na exportação, como os benefícios dessa prática podem ser aproveitados e por que optar por um agente logístico terceirizado é a melhor opção para a sua empresa. Boa leitura!

Como funciona o sistema integrado na importação e na exportação?

O sistema integrado na importação e na exportação funciona com a administração por um único agente aduaneiro (just click one contact) de todas as etapas estratégicas do planejamento da cadeia logística em um processo door to door (porta a porta).

Essa forma de gestão dá dinamismo ao processo, pois permite a coleta e a análise de informações em tempo real, conforme o fluxo da operação se desenrola. A atualização constante possibilita organizar e integrar de forma eficaz todas as ações — desde a coleta da mercadoria na origem até a entrega ao destinatário final, como podemos ver a seguir:

  • Coleta da carga na origem (pick up);
  • Negociação de fretes internacionais com companhias aéreas e marítimas;
  • Elaboração documental aduaneira;
  • Contratação de seguros;
  • Transporte rodoviário até o porto ou o aeroporto de embarque;
  • Trâmites no terminal alfandegário;
  • Desembaraço aduaneiro;
  • Entrega ao destino final.

Assim, o planejamento e a organização estratégica ocorrem de maneira precisa de ponta a ponta do processo. Essa união de procedimentos de comércio com o exterior dá fluidez ao processo como um todo e permite à empresa importadora ou exportadora obter vantagens competitivas importantes junto ao mercado.

Quais são os benefícios da logística integrada para o seu negócio?

A logística integrada potencializa o uso da máquina operacional da empresa. A visão geral oportunizada pelo sistema possibilita uma tomada de decisão baseada em mais informações, além de processos mais ágeis e seguros. Essas condições tornam a empresa mais competitiva no mercado em que atua. Confira:

Redução de custos operacionais

O negócio que adota a logística integrada observa a redução de custos operacionais e do tempo consumido durante a execução dos processos que envolvem a transferência das mercadorias. As multas por descumprimento de normas ou pelo descuido com o pagamento de tributos, que variam conforme a transação, também são minimizadas.

A opção pela contratação de um agente logístico também permite que a empresa alivie a força interna de trabalho, permitindo concentrá-la em atividades mais relevantes para o mercado em que atua.

Segurança no cumprimento de prazos

O monitoramento de todas as fases da cadeia logística no momento em que elas estão ocorrendo traz também segurança para cumprimento dos prazos acordados na transação. O aperfeiçoamento do processo realizado pela integração do sistema diminui o impacto de ações imprevistas, possibilitando à empresa reagir de forma mais ágil em caso de problemas.

Atuação de equipe especializada em comércio exterior

Ao terceirizar a execução dos processos de importação e exportação, a empresa fica livre da obrigação de contratar uma equipe especializada em atividades de comércio exterior. Essa medida reduz o custo de mão de obra e permite que a empresa invista em força de trabalho para as áreas que aprimorem seu produto no mercado.

Por que contratar uma empresa para ajudá-lo nos processos de importação e exportação?

Imagine a seguinte situação: um empresário conseguiu do exterior uma nova fonte de suprimentos para a produção da sua fábrica. A compra reduzirá o custo de fabricação e tornará sua mercadoria mais competitiva no mercado.

No entanto, ele não possui experiência em comércio exterior e não há uma área especializada em sua empresa que realize essa transação. Diante desse cenário, ele possui três opções.

A primeira é criar um departamento e centralizar essas transações na sua empresa — ação descartada devido ao alto custo de contratação de profissionais e do tempo necessário para implementação da unidade.

A segunda alternativa é firmar acordos com prestadores de serviços para cada uma das etapas do processo de compra do insumo estrangeiro. Isso exigirá um esforço para interligar cada um desses profissionais, evitar retrabalhos e omissões e manter constante a comunicação entre cada fase.

Já a terceira — e mais recomendada — é contratar uma empresa especializada para reunir  todas as etapas de importação das mercadorias. Assim, o empresário, ao transferir a gestão da logística de comércio exterior ao agente terceirizado, poderá se dedicar totalmente à sua atividade principal.

A mesma lógica valeria para um processo de exportação. Assim, a partir desse exemplo, podemos observar que a contratação de um único agente para operar a logística de comércio de mercadorias com o exterior resulta em pelo menos quatro vantagens imediatas:

  • Redução do tempo de operação: o serviço é coordenado unicamente pelo agente logístico.
  • Redução de custo: concentrar a gestão logística unicamente no agente logístico garante melhores valores de frete e de armazenagem para as operações.
  • Segurança nas informações e follow up: O fluxo de informações flui mais rapidamente ao cliente com assertividade e precisão.
  • Agilidade burocrática: a análise prévia da documentação e a classificação de toda a operação logística prévia ao embarque evitam problemas alfandegários.

A empresa terceirizada realizará a assessoria completa dos processos de importações e exportações. Ela será responsável por viabilizar logisticamente a compra ou a venda de mercadorias com outros países.

Assim, possíveis falhas com documentação, contratação de fretes e seguros e trâmites alfandegários, por exemplo, são minimizados. Essas situações são muito comuns quando falta experiência para executá-las.

A logística integrada possibilita, portanto, uma alternativa vantajosa para a empresa que a adota. A união dos processos de importação e/ou exportação em um único agente descomplica etapas, reduz despesas operacionais, garante o cumprimento de prazos, traz experiência e conhecimento prático ao negócio e, dessa forma, dá condições de maior competitividade à contratante no mercado em que atua.

Viu quantas vantagens a sua empresa pode ter com a logística integrada? Então comece a aproveitá-las imediatamente: entre em contato com a Tradeways ACE e descomplique sua atuação com o comércio exterior!