Importação e exportação marítima

Importação e exportação marítima

Desde o início da civilização o mar é utilizado como uma das principais vias de transporte comercial. Atualmente, a importação e exportação marítima não só são importantes para o comércio exterior, como representam todo um mercado e uma maneira de integração entre os países.

No entanto, a navegação atual utiliza tecnologias modernas e processos logísticos bem elaborados. Continue a leitura do texto e conheça mais sobre o transporte marítimo e suas vantagens para o comércio exterior. Confira!

Qual a importância do transporte marítimo para o Brasil?

Mesmo que o transporte marítimo ainda não tenha atingido todo o seu potencial no Brasil, ele possui uma grande importância estratégica para o comércio. São movimentadas cerca de 350 milhões de toneladas de mercadorias todos os anos. O setor é responsável por 13% do transporte de cargas no país, de acordo com o Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT) de 2010.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) é responsável por controlar as atividades nos mais de 40 portos Brasileiros. Entre eles, os que mais se destacam são o de Santos (SP), Itajaí (SC) e o do Rio de Janeiro (RJ), que fazem a maior parte das transações internacionais.

Depois dos anos 90, as atividades nesses portos se intensificaram com o aumento das trocas comerciais com a China, a Índia e outros países asiáticos. A importação e exportação marítima para esses locais deram uma aquecida na navegação nacional, favorecendo a adoção desse tipo de transporte mesmo por empresas menores.

Como funciona a importação e exportação marítima?

Se no Brasil o transporte marítimo ainda não atingiu seu potencial, em outras partes do mundo ele chega a representar cerca de 90% de toda a movimentação de cargas. Isso justifica o interesse crescente das empresas brasileiras que desejam exportar seus produtos.

No entanto, trata-se de uma operação complexa e que envolve diversas etapas e pessoas, além de algumas exigências legais e burocráticas. A empresa precisa fazer o Registro de Exportadores e Importadores (REI) da Secretaria de Comércio Exterior. Ele é automático depois que se realiza a primeira operação.

Também é necessário fazer o Registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), além de estar habilitada no Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR). Para isso, a empresa deve enquadrar os produtos em uma das diversas categorias, conforme a Nomenclatura ou Classificação Fiscal – NCM.

As companhias costumam oferecer as seguintes modalidades de transportes, de acordo com a sua aplicação:

  • regular: uma rota comercial pré-definida.
  • irregular: inexistência de roteiros marítimos determinados, no qual o preço é fixado de acordo com as oportunidades nos portos;
  • afretamento: quando existe grande quantidade de mercadorias a serem transportadas, ocupando toda a embarcação.

Além disso, os custos também são determinados pelas características da carga, a quantidade, o peso, a fragilidade etc. Cada porto possui suas próprias tarifas, bem como seguem a legislações próprias de seus países. Mas, no geral, é necessário o Conhecimento de Embarque, também chamado de Bill of Landing (tarifa local).

Quais as vantagens de utilizar o transporte marítimo?

A preferência é justificada pelo baixo custo, mesmo que seja mais lento que o transporte aéreo. Mas, considerando o grande impacto que o valor do frete tem para as trocas internacionais, a escolha do transporte marítimo pode compensar bastante. O valor pode ser diluído em uma quantidade maior de mercadorias.

Outro fator importante, é a versatilidade, uma vez que os navios podem ser adaptados para o transporte de qualquer tipo de carga. É claro que desde que sejam observados os prazos de validade. Também é interessante porque pode movimentar um volume alto de carga em grandes percursos, com fácil acesso a locais mais remotos.

Enfim, a importação e exportação marítima é uma forma barata e segura de transporte, que favorece as trocas internacionais. Para que seja feita de forma correta, é importante pesquisar bem e contar com parceiros com expertise e credibilidade.

Gostou do post? Quer saber mais sobre logística e comércio exterior? Então leia também nosso artigo sobre quais são os registros de exportação e importação exigidos da empresa.