Entenda o que é agenciamento de cargas e suas vantagens

agenciamento de cargas, agenciamento de carga, agenciamento de frete

Ganhar eficiência logística é um desafio para empresas que dependem do envio ou do recebimento de mercadorias. A distribuição é uma área sensível, cuja experiência é determinante para que o serviço seja prestado com qualidade. Se a sua empresa não tem um sistema eficiente, a melhor alternativa é contar com o agenciamento de cargas.

Embora seja uma das opções mais vantajosas, capaz de oferecer o conhecimento de especialistas no setor, muitos gestores ainda hesitam em adotá-la. Por isso, após a leitura deste post, você vai compreender o que é o agenciamento de cargas e de que forma ele pode ajudar a sua empresa a tornar mais ágeis, seguros e baratos os processos de transporte de mercadorias. Acompanhe!

Afinal, o que é o agenciamento de cargas?

O agenciamento de cargas é o processo de coordenar, reunir e administrar todas as fases logísticas da operação de transporte de mercadorias, seja durante o trânsito no território nacional ou em processos de importação e exportação. A atividade não deve ser confundida com o trabalho executado pelas transportadoras —  estas realizam o deslocamento de produtos por meio dos transportes modais adequados.

O objetivo do agenciamento de cargas é mediar a relação entre empresas e transportadoras, cias marítimas e/ou linhas aéreas de modo a propiciar que a carga chegue ao destino da maneira mais rápida e segura possível. A empresa que contrata esse serviço conta, assim, com apoio qualificado e experiente para gerenciar seu sistema logístico.

Quais são os benefícios do agenciamento de cargas?

Ao contar com agente de cargas, também conhecido como Freight Forwarder Agent, a empresa observa pelo menos quatro vantagens. Entenda:

Economia de recursos

É responsabilidade do agente de cargas verificar as melhores opções de transporte com menor “transit time”, armazenagem, documentação, entre outras necessidades do envio de mercadorias.

A experiência da contratada nessas áreas minimiza a ocorrência de erros e evita que a contratante perca tempo e dinheiro em processos que desconhece.

Aumento da segurança

A experiência e o conhecimento do complexo sistema de transporte de mercadorias trazem segurança para a empresa que contrata o serviço. A compreensão das necessidades de cada etapa faz permite ao agente realizar o melhor planejamento.

Essa capacidade evita que os produtos fiquem parados por problemas na documentação ou sejam extraviados por transportadoras ineficientes.

Eficiência nos processos

A capacidade de planejamento do agente de cargas também vai se refletir na maior eficiência dos processos de transporte. O know-how da empresa permite que ela reduza o tempo de execução de procedimentos burocráticos e disponha das melhores rotas para o envio das mercadorias.

Distribuição qualificada

A integração dos modais de transporte é um desafio complexo, cuja administração correta é determinante para a redução de despesas e para a garantia de que a mercadoria chegará ao seu destino no tempo adequado.

É tarefa do agente de cargas gerenciar essa gama de alternativas, escolhendo aquelas que representam mais eficiência para o fluxo logístico.

Contar com o agenciamento de cargas é, portanto, uma ótima alternativa para as empresas que desejam melhorar os processos de transporte de mercadorias. A contratação de uma empresa especializada garante as melhores escolhas de rotas e modais, além de agregar ao negócio a experiência de especialistas na área.

Agora que você já entende a importância do agenciamento de cargas, assine nossa newsletter para receber informações sobre logística diretamente em seu e-mail!