Conheça 5 modelos de containers e suas características!

containers empilhados.

Os containers são muito úteis para transportar cargas com segurança, descomplicar sua movimentação, economizar tempo e evitar extravios e danos às mercadorias. Eles facilitam o processo logístico e são amplamente utilizados no comércio internacional.

Há diversos modelos de container disponíveis, o que faz com que cada tipo de carga possa ser transportado da melhor maneira. Os containers são padronizados e construídos em um tipo especial de aço, o que faz com que sejam bastante resistentes e duráveis.

Veja, neste artigo, 5 dos principais tipos de container e suas características!

  1. Dry Box

Esse é um dos modelos de container mais comuns e é utilizado para transporte de vários tipos de produtos. É mais adequado para cargas secas, como equipamentos, móveis, roupas, eletrônicos, alimentos não perecíveis, entre outros. A carga e descarga são feitas por meio de duas portas traseiras e ele geralmente é ventilado, o que evita que retenha calor e fique muito quente internamente.

O Dry Box é disponibilizado em modelos de 20 pés (cerca de 6 metros) e 40 pés (aproximadamente 12 metros) de comprimento, 2,3 metros de largura e 2,6 metros de altura. A versão de 40 pés, além de poder transportar mais carga, é também muito procurada para servir de estrutura em projetos de casas, escritórios etc.

  1. Open Top

As medidas desse container seguem o padrão do tipo Dry Box, porém, ele possui a parte superior aberta, o que o torna adequado para transportar cargas que apresentem dificuldades para passar pelas portas de um container desse tipo.

O teto do container é composto por peças removíveis ou destacáveis e é recoberto com lona. Esse modelo é muito útil para o transporte de cargas pesadas e com dimensões maiores, como materiais de construção, máquinas de grande porte, entre outros.

  1. Open Side

Esse modelo é muito parecido com o Open Top, mas, nesse caso, o container possui uma das laterais abertas. Suas estruturas e medidas externas também são as mesmas do container Dry Box. Ele é ideal para cargas que excedam um pouco a largura do container e para o transporte de animais, além de proporcionar mais facilidade no processo de estufagem.

  1. Reefer

O container Reefer possui revestimento isolante térmico e equipamentos de refrigeração, o que faz com que ele seja ideal para transportar cargas perecíveis que necessitem de conservação, como carnes, frutas, verduras, sorvetes, bebidas e produtos químicos e farmacêuticos — ou qualquer outro produto que necessite ser mantido a uma temperatura constante.

Possui as mesmas dimensões externas do Dry Box, mas suas medidas internas são um pouco menores, devido ao espaço ocupado pelo sistema de refrigeração. A temperatura do container é controlada a bordo, e pode ser mantida geralmente entre -25°C e 25°C, variando de acordo com a capacidade dos equipamentos de refrigeração.

  1. Tank

Esse modelo é utilizado para o transporte de líquidos e gases, perigosos ou não. Ele possui o formato de tanque e as mesmas medidas externas do Dry Box. Os containers desse tipo são equipados com vários mecanismos de segurança e construídos de acordo com normas técnicas bastante rigorosas, o que diminui imensamente o risco de acidentes em caso de transporte de produtos químicos perigosos.

  1. FLat Rack 

São utilizados  para o transporte de cargas pesadas, compridas ou de formato irregular, que excedem as dimensões dos containers convencionais. Possui apenas duas paredes frontais, facilitando o carregamento de cargas pesadas pelo topo ou pelas laterais. São indicados para o transporte de tubos, bobinas, máquinas e peças com dimensões irregulares.

Como você pôde ver, existem diversos modelos de container e cada um é mais adequado para uma situação. Utilizando o tipo ideal para cada tipo de carga, você certamente vai obter maior segurança para o transporte das mercadorias.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn — e fique sempre atualizado sobre nossos conteúdos!